"Poemas, reflexões e pensamentos"

Sou intrigante para os que não querem me conhecer a fundo, e instigante para os ávidos a descobrir meus segredos !




Olha o tema que eu propunha era falar um pouco sobre o mundo pós-morte, minha visão e ressaltar sobre o filme Nosso Lar com um poema belíssimo que criei esse último fim de semana, mas devido a um fato que me ocorreu por esses dias, (e um sorriso na face), vou falar sobre outro tema.
A decepção. (Uiiiiiiiiiiiiiiiii, que quente)

Certamente, um dia você já disse:
“Caramba, que decepção... Jamais poderia esperar isso desta pessoa...”

Mas, na realidade, a pessoa em questão, a que causou a decepção, pode até estar isenta de qualquer maldade pela sua atitude. Sim, tem pessoas que de fato fazem sem querer.
Eu mesmo faço inúmeras coisas em meu cotidiano, às vezes uso de palavras erradas e depois volta e meia, lá estou eu refletindo e depois pedindo desculpas.
Só que o problema maior está em nossos valores e na forma de como queremos que as pessoas sejam ou nos vejam.

Primeiro vamos analisar a palavra decepção?
Para mim ela é formada por “decepa a ação”. Sendo; Eu QUERO vê-la assim, eu a SINTO assim, e vou sempre VER assim. (E fato, por eu ser taurino, essas palavras criam uma força maior... embora meu ascendente ariano ultimamente fala bem mais alto).
Tá, cada um pode encontrar a sua verdade na comunicação que faz com as pessoas. As palavras são verdadeiros torpedos de energia potencializadas pelo que estamos vivenciando e, portanto, sentindo naquele momento. Se a energia é boa a palavra fica suave. Se for ruim, bem...pode funcionar até como uma verdadeira pedrada, seguida de escalpo e soco no fucinho.

Decepção, para mim, conforme frisei acima, determina o final de uma etapa ou da maneira de se ver a mesma coisa. Depois de muito estudar, refletir e até dar cabeçadas, eu fico com a segunda hipótese, sempre a verdadeira e mais acertada, mas lembrando-se sempre que é altamente recomendável não sofrer pelo que causamos a nós mesmos. Afinal, nos iludimos.
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional, já dizia minha mãe que deve ter ouvido a mãe dela que ouviu isso sei la sabe de quem que leu em algum lugar que foi escrito a 2000 anos e bla bla bla...

Foi duro, mas aprendi essa lição viu.

Aprofundando-se, trata-se da quebra de um conceito criado pela nossa mente, invariavelmente não verdadeira. Fomos nós que construímos os valores e o rótulo que colocamos na outra pessoa. Foram nossos conceitos que pautaram o carinho, o amor, a amizade e o companheirismo.
Mas um fato é irrefutável.
Ninguém é igual a nós e por tanto, poderá não nos agradar com suas palavras, formas de pensar e até caráter.

O outro só fez a parte dele. Na realidade a pessoa sempre foi o que está demonstrando naquele momento, mas éramos NÓS que não fazíamos a leitura correta de como ela realmente é em seu interior. As adversidades da vida nos mostram outras realidades com as quais não tínhamos contato.
Muitas vezes me decepcionei. Em algumas, fiquei irritado, em outras chorei e até me deprimi. Mas, descobri que não sabia ler a vida como sei hoje.

E cá estou eu ouvindo meu anjo protetor gritar em meus ouvidos:

“Duxty, você sofre porque espera demais das pessoas. Elas são elas com seus conceitos e valores, você é você. Cada ser humano é diferente e vê a vida com a sua exclusiva evolução e entendimento. As verdades são singulares. Nas dificuldades as pessoas mudam? Não, assim como no poder ou riqueza, elas se revelam.
Nas festas são todos iguais. A música e o ambiente contribuem para a harmonia do local, as pessoas dão o que podem dar. Usam suas mascaras e NÓS ACEITAMOS essa mascara e no final, todos têm expectativas diferentes.”

É meu caro doido leitor de meu blog: Enquanto você está lendo este texto certamente está analisando a sua vida e encontrando novamente os momentos que te magoaram profundamente, simplesmente porque a sua expectativa não foi recompensada conforme seu desejo. Estou errado?

Mas temos que analisar este ponto para nos policiarmos e nunca esperarmos das pessoas aquilo que elas não conseguem nos dar e muito provavelmente nem nós mesmos temos ainda a total capacidade. Depois das várias lições e reflexões, pude perceber: Era eu mesmo quem me feria. Nunca foram as pessoas. Elas, na realidade, nunca me prometeram nada. Eu é que esperava mais delas.
Reconheço que foi uma batalha bonita entre meus conceitos, minha cegueira e a verdade que se revelou a minha frente.
Por isso nunca devemos considerar uma verdade, palavra ou sentimento como eterna. Ela simplesmente espelha um momento, uma fração de segundo. Depois tudo tende a se modificar porque as energias se transformam.
Por isso o termo EVOLUIR.

Muitas pessoas apenas repetem-no, mas não entendem o real significado desta palavra. É crescer caminhando. Jamais crescer lendo. Jamais crescer sem atitudes. Só conhecimento não gera sabedoria.
Para que possamos efetivamente saber mais, temos que ter conhecimento novo e APLICA-LO. Portanto, de hoje em diante, cabe a nós decidirmos se vamos ou não nos decepcionar com as pessoas no futuro.
Cada um dá o que tem... E cabe a nós avaliar se está satisfazendo ou não. Claro que você já ouviu isso antes, mas nunca prestou a devida atenção na composição exata da frase. Primeiro porque, certamente, você confundiu o dar com algo material, pecuniário ou -mesmo-, até de sentimento. Mas, antes de sentir, a gente quer ver.

Ver para crer... Pensar em tudo que está em sua, na minha, em nossa volta e perceber que muitas verdades estão escancaradas à nossa frente, mas insistimos em não vê-las simplesmente porque não conseguimos decifrar a verdade pelos conceitos ultrapassados que insistimos em adotar em nossas vidas colocadas por uma cultura moral pré-existente.
E termino essas minhas divagações com uma última frase:

“Nem tudo se pode ver, é fato, mas o que se sente sempre supera o que se vê.”

A decepção é uma dela, sem sombra de dúvidas.

Beijos e abraços
Paz profunda

1 comentários:

O que dizer agora? Disse tudo! Andei aprendendo sobre decepção, evolução, mas, sei que não aprendi tudo ainda e vou nesse caminho de aprender vivendo, como vc disse. Parabéns pelas reflexões e conclusões, um show de maturidade.

Quem sou eu

Minha foto
Meus momentos de reflexão, poemas, pensamentos, opiniões sobre diversos assuntos, além claro de coisas que eu adoro e que gosto de compartilhar.

Seguidores

Eurovision Radio

.....................