"Poemas, reflexões e pensamentos"

Sou intrigante para os que não querem me conhecer a fundo, e instigante para os ávidos a descobrir meus segredos !



Por: Duxty Lykos

Foi com frustração e revolta que o governo da Grécia recebeu a noticia que mais uma vez foi adiada a liberação do pacote de ajuda as finanças daquele país.
Os negociadores europeus afirmam que faltam garantias de que Atenas será capaz de honrar o programa. Para o governo grego, o ceticismo europeu é uma afronta e desrespeito ao país.
Agora me faço a pergunta.

- O que significa ser grego hoje? Qual a situação desse povo a partir de agora?

A verdadeira “tragédia grega” não é a recessão. Sim, concordo a recessão é grave, onde os gregos vem enfrentando um PIB de 7% negativos. Isto é PIB de um país em guerra, mas a verdadeira tragédia é a crise politica que o país vem enfrentando.
A população grega começa a perceber que ela foi enganada, que ela foi traída.

Vamos recapitular.

A dois anos, quando se fizeram os primeiros pacotes de ajuda econômica aos gregos com um preço alto de recessão duríssima, se venderam aos gregos (e eu digo a população e não a elite), de que em no máximo dois anos de muito sacrifício a Grécia se reergueria e voltaria a normalidade junto ao bloco europeu. E o que vemos, e se torna cada vez mais clara é de que todos estes pacotes recessivos só aumentaram mais ainda a dívida.

A recessão é imensa, dívida gigantesca, indicando de que a Grécia terá que adotar uma moratória e sair da Zona do Euro.
Por tanto, o povo está se sentindo jogado, traído (palavras duras), mas é a pura realidade. Traído pelo seu governo. Traído pelo resto da Europa.
O que eu vislumbro pra um futuro (e não muito distante) é uma convulsão social pior do que a presente, e com resultados incertos (o que me reflete muito medo).

- Mas por que medo?

Vamos lembrar que o Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Europeia (criado lá trás no inicio da Guerra Fria), teve como deflagrador e como faísca inicial, uma insurreição comunista na Grécia.
Por tanto os americanos naquela época, correram com este plano que no fundo era para estabilizar politicamente países que estavam tendo este tipo de movimento (no caso aderir ao bloco soviético).
E agora a Grécia mais uma vez se vendo diante a uma grave crise e com movimentos que podem gerar uma explosão de revolta muito parecidas com as que citei acima.

- E quais as consequências de uma saída da Grécia para a Zona do Euro?

Vem se falando cada vez mais abertamente sobre esta decisão. E em minha opinião (e de muitos analistas também) é que será um fato definidor sobre a União Europeia. E em que sentido isso?

Vamos voltar novamente no tempo.

A legitimidade original da União Europeia (lá nos anos 50 no inicio da Guerra Fria) veio do fato que a união dos países eram as garantias de liberdade do ocidente europeu contra o autoritarismo da Europa oriental (que pertenciam ao bloco soviético).
No fim da Guerra Fria, a legitimidade foi então reforçada, uma vez que a UE (União Europeia) incorporou os países que faziam parte do regime soviético lhes garantindo essa tal liberdade, dando um caminho para a democracia.
Depois de tudo isso, o foco da União Europeia passou a ser o da promessa de prosperidade a todos que adentra-se ao bloco. Por isto que existe hoje uma legitimidade europeia. Ela é o principal de toda essa união.

Bom, se um país como a Grécia, (que rompeu regras, mas quem não as rompeu? Alemanha rompeu, França rompeu, a Itália então nem se fale. ) enfim... Se um país for abandonado, é como se o cristal se partiu. O encanto ACABOU! Não há mais a promessas de prosperidade sobre a união de todos. E não havendo, obvio que outros países em situações parecidas (Portugal, Espanha, Itália, Irlanda) vão também pleitear a sua saída do bloco.

E para completar mais o medo, é que um “anti-germanismo” (afinal eles estão ditando as regras do jogo), e tudo bem, ainda que um sentimento embrionário, pra mim é uma faísca em palha seca que pode deflagrar sérias consequências e trazer um fantasma que ainda está fresco na memoria de muitos europeus. Uma grande guerra.
No mais, uso as palavras de um chavão da Internet.

Vamos acompanhar!

Quem sou eu

Minha foto
Meus momentos de reflexão, poemas, pensamentos, opiniões sobre diversos assuntos, além claro de coisas que eu adoro e que gosto de compartilhar.

Seguidores

Eurovision Radio

.....................