"Poemas, reflexões e pensamentos"

Sou intrigante para os que não querem me conhecer a fundo, e instigante para os ávidos a descobrir meus segredos !



Considero fundamental vivermos sob uma ética. Entretanto, não falo aqui de éticas morais, sociais ou culturais. Falo de uma ética pessoal. Da ética do coração!
Seus valores, sua conduta, aquilo que torna singular a sua essência é a sua ética! Porém, muitas vezes fica parecendo que o amor não requer ética alguma; que quando se ama vale tudo, qualquer coisa para viver esse sentimento ou destrui-lo.
Será?!?
Não quero, de forma alguma, defender qualquer espécie de legado sobre o que venha a ser certo e errado, até porque esses são, a meu ver, valores absolutamente individuais; além disso, o único coração que conheço – de fato – é o meu.
O que desejo é propor uma reflexão, um olhar atento e afetuoso para si mesmo.
Atualmente, a mídia vem tentando nos convencer de que tudo é permitido no amor.
Incentiva o sexo sem compromisso, as relações passageiras e fugazes, como se até ele – o amor – tivesse que, definitivamente, encaixar-se no estilo fast de viver!
Uma das coisas que me deixa feliz, é reunir os amigos em uma roda de bar, ou numa mesa com comida e bom vinho. Esses momentos parecem uma brisa de ar fresco na conturbada vida que vivemos, onde temos tempo hora marcadas pra tudo. Mas infelizmente a gente acaba pegando aquelas formas conturbada de trabalhar e viver e jogamos no relacionamento.
É como se o relacionamento fosse parar numa planilha de Excel onde a gente tem que ir preenchendo cada célula, cada quadradinho e ir somando valores, ou jogamos toda nossa frustração na relação. As vezes a frustração é interna e nem tem haver com a relação, mas num falso pensamento, achamos que ta ali as amarras de nossa vida.
Uma pena, pois vejo o relacionamento de outra forma; como a reunião de amigos que descrevi. Um sopro de ar fresco em meio à vida. Mas infelizmente a gente erra e vira e mexe estamos pegando toda nossa vida conturbada e arremessando pra dentro da relação. E as vezes a gente usa a ética profissional ou ética os cambal pra metralhar a relação, esquecendo que a relação são dois e não penas um. Esquecendo que a vida a dois é feita de concessões e abdicação, em prol da felicidade, boa condução e acima de tudo, RESPEITO PARA COM O OUTRO.

De verdade, sei o quanto é difícil fazer escolhas certeiras ou saber quando e quanto podemos apostar numa relação, por isso mesmo, insisto naquilo que nos é possível: mantermo-nos conectados internamente e nos perguntarmos.
Qual é a sua ética?
Até onde você acredita que vale chegar para vivenciar uma relação? A que preço? Quanto você terá que sofrer ou dialogar para melhorar e resolver questões?
Mais profundo...
Que tipo de atitude você é capaz de executar pra ver a outra pessoa machucada, ferida? Só pra detonar tudo e por um ponto final num ato desesperado de fraqueza, afinal se você não sabe dialogar, é isto que irá fazer, criar momentos de brigas, fazer intrigas e ter atitudes que sinceramente vão longe da ética.
Será que isso não é o capricho e o orgulho ali falando mais alto, onde você nem se quer para pra analisar o quanto a outra pessoa vai ficar machucada, mutilada depois de tais atos?

Quanto terá que ver pessoas doerem para entender que, diante de sua própria dor ou da dor do outro, ou suas dúvidas sobre você e sua vida o melhor é rever seu lugar, sua postura e suas escolhas?!? E ter atitudes dignas de homem. Ser verdadeiro e não usar joguinhos.
E acima de tudo, dialogar, debater, chegar a um acordo justo e sincero pra ambas as partes.
Entender que atitudes orgulhosas e de caráter unicamente pessoal, podem ferir outros, e depois de tudo feito fica a pergunta.
Ganhou o que com isso?

Entre o vale tudo e a hipocrisia insistentemente mantida em algumas relações, parece que a única semelhança é a inconsistência.
Faltam um motivo e uma ação realmente consistentes para o amor; isto é, falta motivação para o coração. Falta um gancho que une o desejo à coragem de expor os sentimentos. Falta coragem para o dialogo verdadeiro e franco pra mudar e aparar certas arestas. Que modo mórbido e patético de ser que foge completamente o bem estar e que sem dúvida ta adicionando débitos a serem pagos em vida ou quem sabe numa próxima (se assim existir).
Infelizmente (ou felizmente) a vida volta e dará troco ao pagamento executado.

Não sei o que é certo ou errado para você. Não sei o que você deve ou não fazer. Não tenho as suas respostas. Não ando pelo seu caminho. Portanto, da sua ética é você quem sabe! No entanto, estou certo de que se todos nós começarmos a olhar e considerar um pouco mais o que está em nosso coração, conseguiremos exercitar a ética a despeito do que as regras tentam nos impor.
Sem julgamentos, sem preconceitos, sem verdades absolutas. Sem vaidade, sem orgulho, sem prepotência. Apenas respeito para consigo mesmo e para com o outro. Apenas compaixão e dignidade para com o próprio sentimento e para com o outro. E, nesta mesma medida, apenas coração... ainda que isso signifique abrir mão de uma relação ou de um desejo de relacionar-se... enfim por amor. O VERDADEIRO AMOR.
Essa é a chave, pois o que vejo pela janela de meu mundo, são pessoas que estão tão machucadas, feridas, desgostosas com a vida, e que se entregam a prazerem rápidos, ou montam um príncipe ou princesa que nunca irão existir. Ou simplesmente ficam sozinhas, onde cedo ou tarde...Irão sucumbir no mais amargo e tenebroso sentimento. O VAZIO.
Pensem, reflitam.
Só fazendo uma viagem interna é que iremos entender definitivamente as coisas e iremos ter as verdades diante de nossos próprios olhos.


Termino as minhas divagações com um poema logo abaixo.
Um poema de um coração em busca do verdadeiro sentimento.
Acredito que este poema, que na verdade é uma música de uma das bandas mais fantásticas existentes até hoje (Depeche Mode)...Mostre realmente o que é um relacionamento verdadeiro que irá construir algo de produtivo a vida de qualquer pessoa.

--------------------------------------------------------------------------------------

Depeche Mode :(Somebody)

Alguém

Quero alguém para compartilhar
Para compartilhar o resto da minha vida
Compartilhar meus pensamentos mais secretos
Conhecer meus detalhes íntimos
Alguém que ficará ao meu lado
E me dar apoio
E em retribuição
Ela terá meu apoio
Ela irá me ouvir
Quando eu quiser falar
Sobre o mundo em que vivemos
E a vida em geral
Embora minhas opiniões possam estar erradas
Elas podem até ser pervertidas
Ela vai me ouvir
E não será facilmente convertida
Ao meu modo de pensar
De fato ela freqüentemente vai discordar
Mas no final das contas
Ela me entenderá

Quero alguém que se importe
Comigo apaixonadamente
Em cada pensamento e em cada respiração
Alguém que vai me ajudar a ver sa coisas
Sob um aspecto diferente
Todas as coisas que eu detesto
Vou quase amar
Não quero ser amarrado
Ao cordão de alguém
Estou cuidadosamente tentando me guiar claramente
Sobre essas coisas
Mas quando estou acordado
Eu quero alguém
Que colocará seus braços em torno de mim
E me beijará carinhosamente
E coisas como essa
Me deixam doente
Num caso como este
Vou fugir disso *


* No sentido de escapismo, tentando não viver esse sonho no dia-a-dia... tipo vou me desfazer de meus pensamentos, o with dando o sinal que será um esforço gradual, que vai fugindo aos poucos, ainda com isso, mas no final obterá sucesso completo.

3 comentários:

Realmente o que falta Duxty é "motivação para o coração". Não existe mais tolerancia, as pessoas querem mais um par de olhos e braços bonitos do que tem dentro do coração.

Perfeitas palavras meu sabio Duxty. As pessoas hoje apenas procuram prazeres rápidos para satisfazer o ego, sem perceber que mais a frente, irão sofrer e muito com tudo isso.
Suas palavras são sabias e cheias de sentimento e sabedoria.

Parabéns e desejo a você uma guinada incrivel de vida, onde você encontrará alguém que lhe de o devido valor que merece.

Bjs

Carlos

cada facada no meio da cara que agenteleva e acaba dando tbm, simplismente porque é tão dificil dizer pra outra pessoa e para si mesmo que talvez esteja errado ... acredito quetbm uma das chavez mais importantes pra conseguir sustentar uma relação saudável, seria a tolerância com nossos proprios defeitos ... são muitos, agente sabe disso ...então porque cobrar tanto se nem eu seidar o exemplo .... parabens ...adorei sua reflexão !!

Quem sou eu

Minha foto
Meus momentos de reflexão, poemas, pensamentos, opiniões sobre diversos assuntos, além claro de coisas que eu adoro e que gosto de compartilhar.

Seguidores

Eurovision Radio

.....................